segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Isabel Allende

Isabel Allende
(Lima, 2 de Agosto de 1942)
Jornalista e escritora chilena. Apesar de ter nascido em Lima, sua família logo voltou para o Chile, sua terra natal. Atualmente está radicada nos Estados Unidos da América.
É filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo irmão de Salvador Allende, e de Francisca Llona.
Isabel é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americana da década de 1980. Sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do primo de seu pai, o presidente Salvador Allende (1908-1973).


 A casa dos espíritos
'A casa dos espíritos' conta a saga da turbulenta e numerosa família Trueba, do Chile, com o seu patriarca angustiado e suas mulheres clarividentes. Trata-se de uma narrativa vertiginosa que se alimenta de si mesma e parece tender ao infinito. É no seu desfecho que se alcança o efeito trágico da obra cujo limite não é o esgotamento das narrativas, mas um golpe de Estado que metamorfoseia as narrativas em sangue nas sarjetas e as palavras em silêncio. Num panorama da história chilena que vai de 1905 a 1975, desfilam personagens como Esteban Trueba, latifundiário e senador; Clara, sua mulher clarividente e Alba, sua neta, jovem, socialista e, portanto adversária do patriarca e de seus cúmplices.

                                           
A cidade das feras
Alexandre Cold, de 15 anos, está com a mãe doente e, por isso, precisa ficar na companhia de sua avó. Ela participará de uma expedição à Amazônia para encontrar feras humanóides, e Alex irá em sua companhia. Fazem parte do grupo, além da avó, um repórter da revista National Geographic, um renomado antropólogo, um guia local e sua filha Nádia, além de um médico, que documentará os lendários Yeti da Amazônia, conhecidos como Feras. Sob a densa mata da floresta, Alexandre se surpreende ao descobrir muito mais do que imaginara a respeito do misterioso mundo da floresta tropical. Guiado pela força do jaguar, seu animal totêmico, Alexandre vivenciará uma experiência de autoconhecimento. A companhia da águia, que guia o espírito de Nádia, conduzirá os jovens aventureiros até o desconhecido povo da neblina em uma emocionante e inesquecível jornada rumo à última fronteira. Eles percorrerão lugares onde se misturam os limites entre o sonho e a realidade, e dessa aventura nascerá uma verdadeira e duradoura amizade.

Zorro - Começa a lenda
Califórnia, ano de 1790 - começa uma aventura numa época fascinante e turbulenta, com personagens cativantes e de espírito indômito, e um homem de coração romântico e temperamento firme chamado Diego de la Veja, o Zorro. Isabel Allende lança mão de seu talento literário para narrar a história do maior e mais famoso herói de todos os tempos. Aventureiro, apaixonado, intrépido e brincalhão. É a lenda do Zorro. E esta é a crônica de uma vida extraordinária em tempos excepcionais - a de Diego de la Veja, despojado de sua máscara. Um relato que começa no ano de 1790, em terras da Alta Califórnia, quando um jovem capitão espanhol se apaixona por uma índia de alma rebelde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário