quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mais literatura fantástica...


J. R. R. Tolkien
John Ronald Reuel Tolkien (Bloemfontein, 3 de Janeiro de 1892 — Bournemouth, 2 de Setembro de 1973) foi um escritor, professor universitário e filólogo britânico.
Tolkien nasceu na África do Sul e aos três anos de idade, com sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela lingüística, cursou a faculdade de Letras em Exeter. Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário" complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão, que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa.
Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e Literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959. Mesmo precedido de outros escritores de fantasia, tais como William Morris, Robert E. Howard e E. R. Eddison, devido à grande popularidade de seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica".Sua obra influenciou toda uma geração.
 Trilogia "O Senhor dos Anéis"
A Sociedade do Anel
'A Sociedade do Anel' é a primeira parte da obra de ficção de J. R. R. Tolkien. Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.
As Duas Torres
'As Duas Torres' é a segunda parte da obra de ficção de J. R. R. Tolkien, 'O Senhor dos Anéis'. É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa, diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seus detalhes.
O Retorno do Rei
O Retorno do Rei é a terceira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis. É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa, diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seus detalhes.

O Hobbit
Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição.





O Silmarillion
Quando 'O Senhor dos Anéis' foi publicado, as histórias de 'O Silmarillion' já existiam em suas versões iniciais, escritas em velhos cadernos, muitas vezes às pressas e a lápis. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas. 'O Silmarillion' relata lendas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Morgoth, o Senhor do escuro, que habitava a Terra Média, roubou essas pedras preciosas e as engastou em sua coroa de ferro. Para recuperá-las , os altos-elfos travaram uma guerra prolongada e sem esperanças contra o grande Inimigo.



Christopher Paolini 
Nasceu a 17 de Novembro de 1983, no sul da Califórnia. Cresceu em Paradise Valley, Montana, onde ainda reside.  Durante a infância, escreveu vários contos e poemas, fazia inúmeras viagens à biblioteca e lia com bastante frequência.
Foi inspirado pela música clássica que Christopher escreveu Eragon. Tinha apenas quinze anos quando completou o primeiro rascunho; demorou um ano a reescrevê-lo, antes de o mostrar à família, que decidiu auto-publicar o livro. Um terceiro ano foi passado com novas edições, desenhado a capa e criando materiais de marketing. Durante este tempo, Christopher desenhou o mapa para Eragon, assim como o olho de dragão que aparece na edição normal.
A família Paolini passou o ano de 2002 e o início de 2003 a promover o livro em escolas, bibliotecas e livrarias.
No Verão de 2002, o autor Carl Hiaasen chamou a atenção do seu editor, Alfred A. Knopf, para o livro. Michelle Frey, editora executiva da Knopf Books, contactou Christopher e família com uma proposta de publicação. Esta foi aceite e, após mais uma revisão, Knopf publicou Eragon em Agosto de 2003.
Após uma promoção extensiva nos EUA e no Reino Unido que durou até 2004, Christopher regressou à escrita. Nasceu então Eldest, publicado em Agosto de 2005.
 
 "O Ciclo da Herança"
 Eragon - Eldest - Brisingr
Passada no mundo fictício de Alagaësia, a história se foca em um rapaz de 15 anos – acompanhado de seu dragão – na luta contra a tirania de um império do mal. Este garoto é Eragon, que ao lado de sua parceira Saphira, uma dragão com a qual compartilha sua consciência, divide a descoberta de ser um Cavaleiro de Dragões, um lendário grupo que governava essas terras em tempos passados.
O Rei Galbatorix, que destruiu a antiga Ordem dos Cavaleiro de Dragões e pegou a coroa para si, envia seus assassinos para capturar o rapaz e Saphira, e assim, o Cavaleiro inicia a sua jornada.
Fonte: www.olivreiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário