sexta-feira, 1 de julho de 2011

Obras de Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes Telles
Nasceu em São Paulo, SP, em 19 de abril de 1923. Passou a maior parte da infância em cidades do interior do Estado, onde seu pai era delegado e promotor público. De volta à capital, formou-se na Escola Superior de Educação Física e depois ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo. Como estudante participou ativamente da vida literária universitária, embora tenha começado a escrever contos ainda quando era adolescente. Cursava a Faculdade quando seu livro ´Praia viva´ foi publicado (1944). Em 1949, seu volume de contos ´O cacto vermelho´ recebeu o Prêmio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras. Mais tarde, porém, a autora rejeitou esses primeiros livros, por achá-los imaturos. Segundo alguns críticos, o marco da ´maturidade´ de Lygia seria o romance ´Ciranda de pedra´, publicado em 1954.Foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985.


As Meninas
Não foram muitos os escritores que, no auge da ditadura militar no Brasil, abordaram em seus textos temas como a repressão e a tortura e escreveram obras de contestação como 'As meninas', de Lygia Fagundes Telles. Livro árduo, dolorido e lindo, 'As meninas' relata os conflitos no relacionamento de três jovens que têm entre si um ponto em comum, a solidão, e como pano de fundo os governos militares.

Ciranda de Pedra
Esse é o primeiro romance de Lygia Fagundes Telles, escrito em 1954, é uma obra atual pois trata de temas recorrentes da obra da escritora, como o amor, a morte, a fragilidade da alma humana, a solidão, a loucura, a crueldade e o sonho. A autora conta a história de uma família que se desagregou com a separação dos pais. Uma das filhas, Virginia, fica morando com a mãe doente e o segundo marido dela, numa casa pequena e desconfortável. As outras duas meninas acompanham o pai, que mora num casarão cercado de riqueza e conforto. As personagens do livro são apanhadas em situações aparentemente banais mas há, no entanto, algo que as desintegra e as vai desnudando até que mostrem suas fragilidades, seus medos, suas loucuras. Romance clássico, best-seller nacional, ''Ciranda de pedra'' revelou Lygia Fagundes Telles como uma das mais representativas expressões da moderna ficção brasileira. 


Seminário de Ratos
O livro reúne 14 contos que nasceram, de um árduo trabalho de pesquisa em que a autora desejava expressar-se, em cada conto, de uma maneira diferente e queria encontrar a forma mais adequada para dizer o que precisava. No conto que dá título ao livro, ratos entram pela cozinha fazendo um barulho esquisito. Só quem tem ouvido bem apurado é que pode perceber que algo estava acontecendo naquela casa de campo onde várias autoridades iriam realizar o VII Seminário dos Roedores. O seminário não se realiza e a casa é ocupada pelos ratos que devoram os homens deixando um único sobrevivente. 


A Disciplina do Amor
O jardineiro só colhia as rosas ao anoitecer porque durante o sono elas não sentiam o aço frio da tesoura. Uma noite ele sonhou que cortava as hastes de manhã, em pleno sol, as rosas despertas e gritando e sangrando na altura do corte das cabeças decepadas. Quando ele acordou, viu que estava com as mãos sujas de sangue. Os fragmentos que se entrelaçam nesse texto de Lygia Fagundes Telles, aparentemente desconexos entre si, são desenrolados de um a outro, através da disciplina imposta à linguagem e do amor com que penetra na insólita urdidura de sonhos, visões, instantâneos, de situações absurdas, lembranças soterradas, sustos, perplexidades.

Oito Contos de Amor
Pessoas apaixonadas, seres mal amados, gente que descobre um grande amor. Como traduzir em palavras as indefiníveis sensações e intensas reações que o amor provoca em cada pessoa? As múltiplas faces do amor são reveladas com muita sensibilidade. 
Melhores Contos de Lygia Fagundes Telles
O livro apresenta uma seleção dos contos de Lygia Fagundes Telles, realizada pelo acadêmico Eduardo Portella. Contos - Verde lagarto amarelo; Apenas um Saxofone; Antes do baile verde; Eu era mudo e só; As pérolas; Herbarium; Pomba enamorada ou uma historia de amor; Seminário dos ratos; A confissão de Leontina; Missa do Galo; A estrutura da bolha de sabão; A caçada; As formigas; Noturno amarelo; A presença; A mão no ombro.

Fonte:www.olivreiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário